sábado, 12 de março de 2011

Dia de Make: Guia definitivo de como usar Blush, Bronzer e Iluminador


Olá dondocas !! Em conversas informais com amigas vejo que muitas têm dúvidas de como passar o blush, qual cor usar. Para completar esse dilema de uns tempos pra cá temos ouvido falar MUITO sobre o Iluminador e o bronzer!

O post de hoje então vai trazer um guia definitivo de como usar esses produtos pra de uma vez por todas vocês arrasarem por aí!

O blush é um produto indispensável para uma boa maquiagem. É ele quem vai dar cor às maçãs do rosto e um aspecto mais saudável ao visual.

Junto com um pó um tom mais escuro que sua pele ou com um bronzer (ou até mesmo um blush em tom marrom) ele ajuda a definir o contorno do rosto, disfarçando os pontos negativos de uma forma bem natural. Você cria um efeito de luz e sombra que dá a impressão de um rosto e nariz mais finos. Onde você quer disfarçar você escurece com o bronzer/pó/blush-marrom e onde você quer destacar você clareia com o iluminador.


Mas você sabe a maneira mais adequada de utilizar todos esses produtos? Para cada variação de rosto e pele há uma forma mais indicada de passar o blush.

Muitas vezes quando vemos o blush lindo de uma amiga e quando usamos achamos que ficou "esquisito" o efeito na nossa pele. Isso acontece porque nem todo tom de blush fica bem em toda cor de pele. Para conseguir o efeito mais adequado você deve usar uma cor que tem harmonia com seu tom de pele.

PELE BRANCA COM FUNDO ROSADO.
Use: pêssego, malva ou rosa.

BRANCA COM FUNDO AMARELO
Aposte em tons alaranjados, pêssego e bronze soft (cores que ficam levemente douradas).

MORENA COM FUNDO ROSA
Prefira os tons de malva, pêssego, coral suave e rosa.

MORENA COM FUNDO BRONZE
Rosé soft, bronze e cores terrosas caem perfeitamente.

NEGRA COM FUNDO ROSA
Prefira os tons de malva, pêssego, coral suave e rosa.


NEGRA COM FUNDO BRONZE
O bronze e as colorações douradas ou acobreadas são perfeitos. O cereja e o vinho também cai bem.


Se você não está fazendo nenhum trabalho conceitual, só carregue no blush à noite – em festas, por exemplo. Evite abusar durante dia. O princípio básico da maquiagem é “olho tudo, boca nada; boca tudo, olho nada”. A mesma coisa vale para o blush. Só uma referência deve chamar atenção no rosto: ou a pele, ou a boca ou os olhos.

Confesso que eu não respeito muito essa regrinha (sorry) do mundo da make pois eu ADORO blush! Mas realmente tem que tomar cuidado para não exagerar e você ficar over demais.



Além do topo da maça do rosto, as áreas mais bacanas de destacar com o iluminador são:
- margem da sobrancelha
- têmporas
- ponte do nariz
- arco dos lábios

Não entendeu? A imagem abaixo ilustra onde passar e explica o efeito que ficará.



Entenda como usar esses três produtos (bronzer, blush e iluminador):


Usando o esquema acima para fazer o contorno do rosto bronzer, blush e iluminador o único segredo é esfumar bem para o efeito ficar bem natural

Vale ressaltar de novo que você deve escolher um bronzer um ou dois tons acima da cor da sua pele. Se você escurecer além da conta, vai ficar muito artificial.

Se você tem poros aparentes nas bochechas, testa, nariz e queixo, use pouco iluminador. Clarear essa área vai deixá-los bem mais aparentes

Use iluminador acima do arco dos lábios para dar amplitude e destaque para essa área.

Quem tem olhos caídos deve abusar do efeito lifting que o iluminador dá ao ser usado abaixo das sombrancelhas

Se você quiser usar esses truques durante o dia, não tem problema nenhum, só escolha produtos mais opacos e mais leves para conseguir o mesmo efeito.


Não tem iluminador? Use uma sombra perolada, champagne, rosinha cintilante ou um pó 2 tons mais claros que sua pele.

Não tenho bronzer? Use uma sombra marrom ou um pó mais escuro que seu tom de pele.


DICAS EXTRA:

  1. Como o iluminador varia de acordo com a luz, mexa o rosto em frente ao espelho e confira em outros ambientes antes de sair de casa!
  2. Aplique o iluminador no final da make, apenas depois de tooooda a maquiagem (corretivo,pó, blush, bronzer, sombra etc).
  3. Ficou over demais? Tire o excesso com o pincel vassourinha…
  4. Economize no produto se tiver a pele oleosa e esqueça as versões em creme!
  5. EXPERIMENTE! Não fique com medo de usar porque não é uma expert em maquiagem! É super fácil! É só esfumar bem usando o mesmo pincel do blush!
  6. Praticamente todas as marcas hoje têm iluminador e bronzer na sua linha. Compre o que mais te agrade!
A maquiagem ideal é aquela que faz você se sentir bem. Assuma seu estilo, use o que goste e seja feliz! Essa foi a melhor dica!!!

Um beijo!!!!!







3 comentários:

K. disse...

Adorei as dicas!!!! Muito!!!

ótimo post!!

Beijos

www.ornamente-se.blogspot.com

Modern Fashion disse...

Não sou muito fã de blush ... Mais adorei as dicas ...

Bjs
http://vintagefashionbrecho.blogspot.com/

Lu Oliveira disse...

Achei o guia completíssimo! Ameiii!!!